Os garotos da rua

Roger Salgado
2 min readAug 9, 2024

--

- Meu pai, quando eu era ingênuo e indefeso sobre a vida, de maneira implacável, o senhor dizia que eu jamais significaria nada especial, que eu não passaria de algo comum. O senhor me atingia de todas as formas e suas palavras me feriam profundamente: “Você é a última coisa que eu queria, a última coisa que eu preciso”.

- Você já é um homem. Que vergonha saber que você anda beijando rapazes na rua! Como posso encarar meus amigos quando eles me contarem que meu filho está beijando homens na rua? Que meu primogênito está beijando garotos na rua!

- O senhor tentou me mudar. Bradava aos céus que eu envergonhava seu país; a cidade toda. Dizia que não saberia como explicar meu comportamento à sua família, empregados e sócios. Afirmava que não merecia isso. Então me perguntou se eu queria crescer sozinho, bem longe dali. Lembra?

- Filho, nós trabalhamos duro pelo nosso dinheiro; te colocamos nas escolas mais prestigiadas. É assim que você nos retribui? Você acha isso aceitável? Pare de beijar rapazes na rua.

- O que há de errado em beijar meus amigos na rua? O que há de errado em tentar ser feliz?

- Agora estou mais velho e sinto que seu coração anda um pouco mais caloroso. Pai, por que ainda não me abraça como a meu irmão, por qual razão não me beija como minha mãe?

- Você é parte desta família, eu mesmo fiz você, mas o jeito que você age não é bom pra sua saúde. Pare de beijar meninos na rua. Você está ficando velho, já passou da hora de arrumar uma namorada, casar e ter filhos.

- Pai, não se aborreça comigo quando me vir beijar outro homem qualquer. Tenha certeza que quando beijo um amigo, estou certo de ele ser alguém assim como você esconde que é.

- Filho, você não, não percebe que estou morrendo? Por favor entenda que não estou mentindo. Vê se pelo menos uma vez na vida consegue me dar alguma alegria.

-Vamos sentar aqui. Deixe-me ajudá-lo. Vamos sentir o silêncio; vamos sorrir. Talvez seja a primeira vez que não estamos brigando. Meu pai, por que você não beijou seus homens na rua?

-Por favor sente-se aqui a meu lado. Olhe, eu nao tinha como saber, porque tudo o que me fora ensinado é que homens só amam mulheres; mas agora não tenho certeza. Filho continue beijando os rapazes na rua. Quando eu me for, continue beijando os garotos da rua.

--

--